atendimento@clinicaproendo.com.br    |   

COLONOSCOPIA

O que é colonoscopia?

Exame médico que utiliza o método endoscópico, assim como a endoscopia, mas para investigar e examinar as doenças do intestino grosso.

A imagem é obtida com a introdução do endoscópio através do ânus, o que torna possível visualizar todos os segmentos do intestino grosso ou cólon: reto, sigmóide, colon descendente, tranverso, ascendente, ceco e a parte terminal do intestino delgado, também conhecida como íleo terminal.

É um exame de extrema importância na prevenção e detecção do câncer de intestino em indivíduos que possuem histórico familiar da doença. Além de permitir o diagnóstico do câncer em fase precoce, possibilita a retirada de lesões com potencial de malignização.

Como o exame é realizado?

O paciente é posicionado confortavelmente em uma maca, deitado sobre seu lado esquerdo e a administração de sedativos é feita por via endovenosa. Com o paciente já sedado, é feito um toque retal para relaxamento dos esfíncteres anais.

Em seguida, o aparelho é introduzido suavemente através dos segmentos intestinais, permitindo o exame cuidadoso de todo o revestimento interno. Para uma melhorar visualização, é necessário que sejam injetadas pequenas quantidades de ar no intestino.

Quando o exame mostra algo anormal, o que acontece?

É possível que seja necessário realizar uma biópsia (retirada de uma pequena amostra da mucosa do cólon) para ser analisada caso seja percebido algo de anormal. Também é possível que haja a remoção de pólipos durante o exame.

O que são pólipos?

Áreas de crescimento anormal na mucosa do cólon são usualmente benignos e chamados de pólipos. Podem variar em tamanho e podem ser removidos (se possível) e enviados para análise.

A colonoscopia pode causar complicações?

A Colonoscopia é um exame seguro. Pode acontecer sangramento no local da biópsia que parar espontaneamente ou ser controlado através do colonoscópio. Em alguns casos, o paciente pode ter reações aos sedativos, ou complicações devido a doenças cardíacas ou pulmonares.

Posso tomar minhas medicações habituais?

Grande parte dos remédios podem ser utilizados normalmente, mas alguns podem interferir no preparo para o exame. Informe ao seu médico seus medicamentos de uso diário, especialmente AAS e similares, medicações para reumatismo, anticoagulantes, insulina, calmantes e antidepressivos.A maioria das medicações pode ser tomada como de costume, mas algumas podem interferir com o preparo do exame.

A colonoscopia tem contra-indicações?

A colonoscopia é contra-indicada em casos de suspeita clínica ou radiológica de diverticulite aguda, abdômen agudo perfurativo ou de megacólon tóxico.

Outras contra-indicações da colonoscopia são para gravidez após o segundo semestre, embolia pulmonar recente, infarto recente do miocárdio, neutropenia importante, grande aneurisma de aorta ou de ilíaca ou grande esplenomegalia.

Qual deve ser o preparo antes do procedimento?

O intestino deve estar totalmente limpo para o exame, sem a presença de fezes. Por isso, é necessário que no dia anterior ao exame haja uma dieta e o uso de laxativos.